Tejo é Património

Tejo é Património

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Achigã

Nome Científico: Micropteus Salmoides
Família: Centrarquídeos
Morfologia: Os achigãs têm boca de grandes dimensões, tendo o maxilar inferior ligeiramente mais longo que o superior. A cabeça é essencialmente composta por ossos planos dos quais se destacam os opérculos que cobrem as quatro aberturas branquiais. O seu corpo encontra-se coberto por escamas ciclóides dispostas em fileiras. Possui duas barbatanas dorsais com raios espinhosos na primeira. Possui ainda mais duas barbatanas verticais (barbatana caudal e a Anal), tendo ainda duas séries de barbatanas pares, as peitorais e as pélvicas.
Habitat: O achigã encontra-se essencialmente em habitats constituidos por vegetação. Facilmente podemos encontrar concentrações de achigãs em árvores vivas ou mortas, em troncos e em arbustos, podendo também encontrar-se em pedras e rochas.
Alimentação: Todos os achigãs são predadores activos. Quando são jovens alimentam-se primeiro de microplâncton, depois das larvas de insectos, seguidamente, de insectos,  minhocas,  girinos e  pequenos crustáceos. Rápidamente passam para as presas de maiores dimensões tais como peixes, lagostins, rãs, cobras, lagartos, sendo que por vezes os achigãs de maiores dimensões chegam a capturar pequenas aves aquáticas. Sendo essencialmente um piscívoro, a sua alimentação é, quase na totalidade, constituída por lagostins.

0 comentários: