Tejo é Património

Tejo é Património

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Fauna do Rio Tejo

Barbo Comum

Nome Científico: Barbus Bocagei.
Família: Cyprinidae. 
Época de Reprodução: Entre Abril e Junho.
Morfologia: Espécie de tamanho médio, com o perfil da cabeça ligeiramente convexo, boca inferior com dois pares de barbilhos. Os barbilhos posteriores atingem a linha média do olho. A barbatana dorsal apresenta o raio ossificado a 2/3 da altura da dorsal sendo o perfil posterior da barbatana quase linear e oblíquo relativamente ao perfil dorsal do corpo. O lábio superior é grande e espesso estando o labio inferior ligeiramente retraído.
Habitat Geral: O Barbo-comum ocorre nos troços médios e inferiores dos rios ocupando o fundo do mesmo. Prefere zonas com pouca ou moderada velocidade de corrente e troços mais profundos, tendo mais oxigénio e substrato fino. Os barbos mais jovens ocorrem em zonas com alguma profundidade, próximas da margem e sem corrente, evitando habitats com muita cobertura arbórea. 
Habitat de Reprodução: Na época de reprodução realiza migrações para montante surgindo em zonas de corrente rápida e de boa oxigenação, sobre fundos de areia ou cascalho.
Alimentação: O barbo-comum alimenta-se principalmente de materia vegetal e larvas de insectos aquáticos Ocosionalmente ingere areia, insectos terrestres e sementes. Os peixes de maiores dimensões alimentam-se de materia vegetal e ocasionalmente de outros peixes.

0 comentários: