Tejo é Património

Tejo é Património

sexta-feira, 23 de abril de 2010

 Carpa


Nome científico: Cyprinus Carpio
Família: Cyprinidae
Morfologia: É uma espécie muito combativa, com corpo alongado, coberto de escamas grandes, cabeça massiva e de forma triangular com uma boca terminal proeminente e com dois barbilhos. A barbatana dorsal é longa e com raios, sendo o primeiro mais forte e dentilhado. Apresenta um dorso castanho esverdeado, e o ventre uma coloração amarelada. 
Habitat: A Carpa tornou-se uma espécie tipicamente característica de albufeiras e cursos de água com corrente fraca e muita vegetação. Gosta especialmente de zonas pouco profundas com vegetação, árvores,  refugiando-se nos fundões nas alturas de frio ou calor mais intenso. Em alguns locais e beneficiando de determinadas situações naturais a Carpa consegue atingir cerca de 1 metro de comprimento e com um peso que poderá oscilar entre os 30 e os 35 kgs., existindo já diversos registos próximos dos 40 kgs.
Alimentação: Espécie omnívora de regime alimentar muito variado, alimentando-se de insectos, invertebrados, plantas e algas, ovos de batráquios e outros peixes. Tem uma preferência  por larvas de insectos, crustáceos e moluscos, ervas, plantas  aquáticas, algas, ingerindo os alimentos por sucção.

0 comentários: